quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conar vai investigar Kaiser, Itaipava e Devassa

Motivo é a associação do produto a mulheres e ambientes sociais, além da relação direta com o futebol
Para Pimenta, propagandas das cervejas estariam fazendo apelos à sensualidade.

São Paulo - O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) investigará peças publicitárias de três marcas de cerveja: Kaiser, Itaipava e Devassa.
O órgão foi motivado por uma denúncia do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), de acordo com sua assessoria.
O Processo Investigatório nº 072/11 carrega representações éticas contra as empresas e o vice-presidente da entidade, Edney Narchi, considera que os apontamentos de Pimenta quanto aos anúncios serviram para classificar os anúncios como "eventuais transgressores" das normas éticas do Conar.
O problema exposto pelo deputado é a associação do produto a mulheres e ambientes sociais, como praias e rodas de churrasco, além da relação direta com o futebol. O parlamentar já havia requerido a sustação de propagandas que ferem as regras do próprio Conar.
Para Pimenta, a exploração de símbolos nacionais – caso do futebol – deveria ser vista como um problema. Além disso, as propagandas estariam fazendo apelos à sensualidade e à ideia de que o consumo de cerveja é sinal de maturidade.
O deputado, que é autor de um Projeto de Lei que estabelece restrições à publicidade de bebidas, lembra que esse setor sofre diversas restrições em outros países. "Na França, ela é proibida na TV, e as mensagens publicitárias permitidas referem-se à qualidade do produto, com ênfase em sua origem e composição", comenta.


1 comentários:

Unknown disse...

Creio eu que 99% daqueles que gostam de futebol o assistem bebendo cerveja ou outra bebida alcoólica qualquer. Todo churrasco tem cerveja e grande parte daqueles que estão na praia, consomem algum tipo de bebida que contem álcool. É difícil não associar a cerveja a essas coisas. Mas acho muito positivo o modelo de propaganda usado pelos Franceses.
Gauber Rabelo

Postar um comentário