Para Pimenta, propagandas das cervejas estariam fazendo apelos à sensualidade.
São Paulo - O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) investigará peças publicitárias de três marcas de cerveja: Kaiser, Itaipava e Devassa.
O órgão foi motivado por uma denúncia do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), de acordo com sua assessoria.
O Processo Investigatório nº 072/11 carrega representações éticas contra as empresas e o vice-presidente da entidade, Edney Narchi, considera que os apontamentos de Pimenta quanto aos anúncios serviram para classificar os anúncios como "eventuais transgressores" das normas éticas do Conar.O problema exposto pelo deputado é a associação do produto a mulheres e ambientes sociais, como praias e rodas de churrasco, além da relação direta com o futebol. O parlamentar já havia requerido a sustação de propagandas que ferem as regras do próprio Conar.
Para Pimenta, a exploração de símbolos nacionais – caso do futebol – deveria ser vista como um problema. Além disso, as propagandas estariam fazendo apelos à sensualidade e à ideia de que o consumo de cerveja é sinal de maturidade.
O deputado, que é autor de um Projeto de Lei que estabelece restrições à publicidade de bebidas, lembra que esse setor sofre diversas restrições em outros países. "Na França, ela é proibida na TV, e as mensagens publicitárias permitidas referem-se à qualidade do produto, com ênfase em sua origem e composição", comenta.
1 comentários:
Creio eu que 99% daqueles que gostam de futebol o assistem bebendo cerveja ou outra bebida alcoólica qualquer. Todo churrasco tem cerveja e grande parte daqueles que estão na praia, consomem algum tipo de bebida que contem álcool. É difícil não associar a cerveja a essas coisas. Mas acho muito positivo o modelo de propaganda usado pelos Franceses.
Gauber Rabelo
Postar um comentário