sexta-feira, 29 de abril de 2011

Será que o Marketing tradicional Morreu ?

Escrito por Marcelo Fernandes.

Marketing Tradicional(Outbound) ou Marketing de Atração (Inbound), qual é o melhor?
 Muitos profissionais de marketing digital defendem veementemente, que a forma "Inbound" de abordagem é melhor do que a tradicional.
Alguns fãns mais ardorosos, dizem ainda que o marketing tradicional é para quem tem bolsos grandes e o Inbound para quem tem um cérebro desenvolvido. Mas afinal, você sabe as diferenças e quando deve usar os dois?

inbound-vs-outbound-marketing
É fato que mais de 80% das pessoas com acesso a web, procura todo tipo de informação online antes de decidir sua compra. Isso é uma verdade até nas empresas B2B, onde gestores buscam manterem-se informados para tomar suas decisões.
A escassez de tempo, custos de locomoção, etc fazem da web uma poderosa e conveniente fonte de informação. A facilidade com que clientes criam filtros, também gera desafios a publicidade convencional.
O fato é que fica cada vez mais difícil comprar a atenção do cliente, pois atualmente é preciso conquistá-la. A tabela acima apresenta algumas diferenças básicas dos 2 métodos.
Seguem algumas dicas, para ajudá-lo a decidir quando utilizar cada um.
  1. Defina sua estratégia e público alvo (buyer personas) e lembre-se, ambos os métodos são ferramentas de comunicação para executar seus planos, ou seja, atingir seu cliente e posicionar sua marca.
  2. Reavalie os resultados com propaganda tradiconal (até online), eventos e veja o que realmente funciona. Migre o orçamento do que não funcionou, para sua estratégia de Marketing de Atração.
  3. Em um país dominado pela TV a propaganda ainda tem sua eficiência, no entanto este cenário está mudando em função da web. Agora, o consumidor tem o poder e um megafone vitual em suas mãos.
  4. Criar conteúdo é chave, mas antes entenda o que tira o sono de seus clientes e em detalhes o ciclo de vendas de seu negócio. Com essa informação nas mãos, gere conteúdo para cada etapa.
  5. Personalize suas páginas nas redes sociais, com a mesma identidade visual usada para as ações offline. E lembre-se, é essencial integrar as duas.
  6. Utilize eventos para construir relacionamentos "reais" com seus clientes e aumentar a experiência que eles tem com seus produtos. As informações sobre estes, serão buscadas online. Seu estande deve complementar as experiências e informações fornecidas online.
  7. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de atração, comece a criar uma. Desta forma, se algum cliente irritado falar mal de sua marca, vc poderá resolver o problema antes que se torne viral.
  8. Se seu orçamento é mais limitado, invista na web e no Marketing de Atração. Com o custo de um estande, você poderá fazer projetos que colocarão sua marca em destaque na web o ano todo.
Finalmente, respondendo a dúvida. O melhor é criar uma estratégia que utilize os dois conceitos complementares, desta forma tomando vantagem dos pontos fortes de cada um.
Apesar disso, fique atento, pois o cliente está cada vez interessado no mundo online e menos naquela propaganda linda no meio da revista. Ganhar e não comprar a atenção do cliente, é um desafio.

Assista o vídeo "
Os Segredos do Marketing de Atração."

Anuncio de Oportunidade da Lojas Marisa

A Lojas Marisa arrebentou hoje nos jornais com anúncio de oportunidade de meia página, com mensagem alusiva ao casamento real de Willian e kate.
O anúncio traz uma foto pequena com uma moça vestindo um belo conjunto de lingerie branca. Ao lado, em destaque, um comprovante de entrega, em Londres, da mesma peça para Kate Middlenton, a noiva do ano. O título: "Ela conquistou o solteiro mais cobiçado do mundo. E a gente fez a nossa parte para não deixar ele escapar." Ação simples, divertida, de efeito rápido e ainda coloca a marca muito bem na fita junto ao público-alvo a que se destina. Afinal, que mulher não comprou uma lingerie bacana (ou pelo menos pensou a respeito) pra uma linda noite amor?
A conta é da Fischer-Fala, com criação de Daniela Ribeiro e Diogo Mello.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Coca-Cola revisita as pin-ups da década de 40

Em mais uma ação comemorativa aos seus 125 anos, a Coca-Cola lançou no Reino Unido uma série limitada de latas e garrafas com inspiração retrô.
Criadas pela agência britânica Bulletproof, as embalagens fazem referência às pin-ups da década de 40, muito presentes em propagandas e estratégias comerciais da época pelo forte apelo que exercem na cultura pop.
Por enquanto, as embalagens serão vendidas somente nos Estados Unidos e na Europa.
Como parte da campanha de aniversário, a Coca-Cola apresentou recentemente um
comercial feito inteiramente com imagens e trechos de campanhas antigas.
O filme tem como trilha a música "I´d Like to Teach the World to Sing", já usada anteriormente pela marca em um comercial da década de 70.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Smirnoff Caipiroska para descascar

Excelente execução da JWT para promover as novas formulações da Smirnoff Caipiroska. Eles criaram um kit promocional onde as garrafas vinham enroladas com as texturas das frutas correspondentes (limão, maracujá e morango) e tinham de ser “descascadas”.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

As 10 marcas mais valiosas do Brasil

São Paulo - A consultoria Brand Finance divulgou nesta segunda-feira (21/03) seu ranking mundial com as 500 marcas mais valiosas do mundo. Entre elas, 10 marcas brasileiras se destacaram em 2011.
A exemplo do que aconteceu em edições anteriores do estudo, os bancos tiveram o melhor desempenho, ocupando as três primeiras posições. O Bradesco foi o líder, com valor estimado em US$ 18,67 bilhões. A marca subiu da 43ª posição do ranking geral no ano passado para a 28ª neste ano.
De acordo com a consultoria, as marcas sul-americanas foram as que mais se valorizaram em relação ao não passado (cerca de 84%), graças principalmente ao Brasil.

Confira a seguir as 10 marcas brasileiras mais valiosas, segundo a Brand Finance:
 
1 Bradesco US$ 18,678 bilhões
2 Itaú Unibanco US$ 16,655 bilhões
3 Banco do Brasil US$ 9,526 bilhões
4 Petrobras US$ 8,697 bilhões
5 Oi US$ 5,046 bilhões
6 Vivo US$ 4,286 bilhões
7 Vale US$ 3,749 bilhões
8 Pão de Açucar US$ 2,723 bilhões
9 Eletrobrás US$ 2,519 bilhões
10 Natura US$ 2,274 bilhões

Coca-Cola e Domino`s dividem caixa de pizza

São Paulo - Em uma ação de co-branding, as embalagens das pizzas Domino`s passarão a estampar mensagens de otimismo inspiradas na nova campanha da Coca-Cola, com o tema “Razões para acreditar. Os bons são maioria”.
As caixas, comercializadas nas lojas da rede espalhadas pelo país, vêm acompanhadas de frases como “para cada tanque de guerra fabricado no mundo, são produzidas centenas de milhares de ursinhos de pelúcia” e “para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, há uma centena de casais planejando ter filhos”.

Como Surgiu a marca GOOGLE

Uma das marcas mais famosas do mundo, Google seria originalmente chamada de Googol caso uma falha de comunicação não mudasse os planos de seus criadores.
É que em 1996, quando os então estudantes da Universidade de Stanford Sergey Brin e Larry Page finalizaram um projeto e foram receber o pagamento, foram questionados sobre a ordem para a qual o cheque de 100 mil dólares deveria ser passado.

Brin e Page disseram que estavam pensando no nome “Googol”, inventado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros.
Por ignorância, porém, o empresário que faria o pagamento escreveu “Google”. Os estudantes gostaram.
Uma referência à origem do nome ainda pode ser vista no rodapé do site, em que o marcador de páginas de resultados é representado por um "G" seguido de vários “o”.

Como Surgiu a marca NIKE

Fundada em 1972 pelo treinador de atletismo universitário Bill Bowerman e seu sócio, Phil Knight, a Nike tem o nome inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké).



Segundo a mitologia grega, Nice era capaz de correr e voar em grandes velocidades. Apropriadíssimo para uma marca nascente, que chegava para concorrer com a alemã Adidas, sua principal rival até hoje.
Inicialmente uma linha da marca Swoosh, segundo nome adotado pela empresa de Bowerman e Knight - o primeiro foi Blue Ribon Sports -, a Nike tem um dos símbolos gráficos mais originais e sintéticos do mercado.
Semelhante a uma asa em referência à deusa Nice, o logotipo foi criado pelo jovem estudante de design gráfico Carolyn Davidson em 1971, e vendido por apenas 35 dólares à empresa. A marca vale hoje 13,706 bilhões de dólares.

Big Bloom | Bolas Realmenre Grandes

Para demonstrar que os chicletes “Big Bloom” permitem fazer bolas enormes, a McCann Worldgroup de Bangkok criou essa ação onde penduraram um manequim de uma criança a um grande balão da cor do chiclete, criando a ilusão de que a criança saiu flutuando.

domingo, 17 de abril de 2011

"Volte para mim, mais volte de Kia"

Um outdoor está causando vários comentários em Natal/RN. Trata-se de uma ação da agência Art&C para a concessionária Kia Dunas onde um possível (ex) casal está discutindo a relação publicamente. No outdoor, a tal Carol faz uma proposta de voltar com o ex namorado Beto se ele vier em um novo Sorento 2011 (foco de divulgação da ação).